quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Filosofia > Período Socrático

O pensamento de Sócrates é um marco na constituição de nossa tradição filosófica, e pode-se dizer que inaugura a filosofia clássica rompendo com a preocupação quase que exclusivamente centrada na formulação de doutrinas sobre a realidade natural que encontramos nos filósofos pré-socráticos. A própria denominação "pré-socráticos" já reflete a importância da filosofia de Sócrates como um "divisor de águas". É nesse momento que a problemática ético-política passa ao primeiro plano da discussão filosófica como questão urgente da sociedade grega, superando a questão da natureza como temática central. 

Período Pré-Socrático --------------------- COSMOLÓGICO (Physis/Arkhé)

Período Socrático -------------------------- SISTEMA ANTROPOLÓGICO / ÉTICO (Nomos)

  • Tradição filosófica baseada em aspectos mais humanos, chamada de Nomos. 
"De onde nós viemos?"; "Quem somos nós?"; "O que é o conhecimento?"; "O que é a verdade?"; "O que é a sabedoria?". 
  • Ser sábio, para Sócrates, significa ser humilde perante o conhecimento e suas formas. Buscar a verdade mas sempre ter em mente que o ser humana nunca vai conquistar a verdade absoluta. 
"Só sei que nada sei" - Representação da humildade perante o conhecimento e o desejo de saber sempre mais. O seu conhecimento nunca será absoluto. Ninguém possui todo o conhecimento do universo.
 
Método Socrático
  1. Exortação: Convite aos discípulos para discutir algum tema.
  2. Indagação: Sócrates busca opiniões, e há a exposição de várias opiniões.
  3. Ironia: Momento que Sócrates "destrói" a opinião apresentada pelos discípulos a fim de mostrar que o indivíduo não entende completamente sobre o assunto.
  4. Maiêutica: Parto. Quando o indivíduo irá parir sozinho o seu conhecimento. O discípulo entrou na Exortação com uma opinião rasa, e está saindo com seus argumentos destruídos, ouvindo a opinião dos outros e tentando formular um novo conhecimento, chegando mais próximo da verdade. 
A Condenação de Sócrates
  1. Corromper a juventude de Atenas, fazendo essa parcela da população pensar e questionar a sociedade da época.
  2. Descrença nos deuses da cidade e disseminar essa visão entre os jovens, quando na verdade Sócrates questionava o poder dos sacerdotes e questionava as atitudes dos cidadãos.
  3. Agir contra a democracia.
Sócrates condenado a berber um copo de veneno frente a sociedade ateniense

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