Palavras-chave:
Logos: (Lógica, razão)
Physis: (Física, natureza das coisas)
Arkhé: (Arqueologia, relacionada com a criação do mundo)
Para os Gregos, o trabalho era algo que deveria ser realizado somente pelos escravos, pois privava o tempo que os cidadãos da pólis tinham para pensar. Essa ideia sobre o significado do trabalho durou até a Idade Média e se modificou a partir das Reformas Religiosas.
Todas as ideias eram discutidas na Ágora por aqueles que eram considerados cidadãos, estabelecendo leis que contribuíssem para o desenvolvimento da pólis.
O primeiro filósofo grego da história foi Tales de Mileto
Filósofos Pré-Socráticos
Tales de Mileto: Para o filósofo que viveu boa parte de sua vida no Egito, Tales entendia que a água está ligada aos processos da vida no planeta, ligada ao nascimento, à morte. Princípio Universal que mesmo ao se modificar, não perde a sua essência, assim como a água.
Anaximandro de Mileto: O princípio e a causa geradora do universo é o Apéiron. O Apéiron é ilimitado, indefinido, indeterminado, abstrato. O mundo todo é criado pelo movimento circular do Apéiron.
Pitágoras: Grande matemático, acreditavam que o princípio universal eram os números. Para Pitágoras os números eram entidades reais com natureza própria. Tudo em nosso universo tem medidas. O homem inventou a matemática, mas não os números, pois as medidas sempre existiram.
Demócrito: Grande sistematizador do atomismo, doutrina que acreditava que o universo, a physis, é formado por átomos. Átomo-Ideia: Indivisível, Invisível e Inteligível.
Heráclito: Tudo muda o tempo todo. A mudança seria o arkhé do universo, o princípio que rege. Universo como um fluxo contínuo. "Ninguém entra no mesmo rio duas vezes, e quando você entra de novo, não é mais o mesmo rio".
Parmênides: Nada muda. O Ser é, não pode não ser. O não ser não existe. As mudanças na verdade são uma ilusão. Nada muda na essência porque o princípio universal não pode ser modificado. A essência do universo não pode ter se modificado, caso contrário seria o não ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário