terça-feira, 25 de abril de 2017

BIOLOGIA - Mecanismos de transporte


Há constante troca de substâncias entre a célula e o meio externo, mas apenas as substâncias necessárias devem entrar ou permanecer na célula, enquanto as indesejáveis devem sair ou ficar fora dela.


A membrana plasmática faz esse controle ou seleção. Dizemos, por isso, que ela possui permeabilidade seletiva. Assim, dentro de certos limites, ela colabora para manter constante a composição química da célula. De modo geral, podemos dizer que as substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: por transporte passivo e por transporte ativo


O transporte passivo ocorre a favor de um gradiente de concentração, não ocorrendo gasto de energia (ATP) pela célula. Uma substância move-se de uma região onde está mais concentrada para outra onde está menos concentrada.

Difusão Simples: Passagem espontânea de solutos do meio hipertônico (mais concentrado) para o meio hipotônico (menos concentrado), através de uma membrana semipermeável, até que os dois meios alcancem a sua isotonia. 

Difusão Facilitada: Passagem de soluto através das proteínas integrais, já que não conseguem passar pela membrana lipídica. As proteínas facilitam a entrada e a saída dos solutos, que podem ser aminoácidos, monossacarídeos, íons, etc. A água se difunde através de canais formados por proteínas integrais específicas. 



Osmose (caso especial de difusão): As moléculas de água são muito pequenas  estão em abundância no meio extracelular. Obedecendo às leis da física, as moléculas de água (solvente) se deslocam da região em que estão em maior quantidade (meio hipotônico, maior concentração de água em relação ao soluto) para a região em que elas estão em menor quantidade  (meio hipotônico, menor concentração de água em relação ao soluto), até que ambas as regiões igualem a concentração (isotonia).

Resultado de imagem para osmose


ATENÇÃO!!!

Na difusão simples e facilitada ocorre a passagem de SOLUTO de um meio para outro. Já na osmose, ocorre somente a passagem de SOLVENTE de um meio para outro. Na osmose NÃO  ocorre passagem de soluto.



O transporte ativo ocorre contra o gradiente de concentração (gradiente indica variação), havendo consumo de energia pela célula. 

Bomba de íons: Esse processo é dependente de proteínas na membrana. Ocorre transporte de íons do meio menos concentrado (onde estão em menor quantidade) para o mais concentrado (onde estão em maior quantidade), ou seja, contra o gradiente de concentração. Um exemplo típico é a bomba de sódio (Na+) e potássio (K+) durante a transmissão do impulso nervoso. É conhecido como transporte do tipo antiport, pois carregam dois íons em direções opostas; o sódio sai, e o potássio entra. 


Fagocitose: Englobamento de partículas sólidas através da emissão de pseudópodes (falsos pés). A fagocitose é utilizada pela célula para nutrição e defesa (macrófagos e glóbulos brancos).


Pinocitose: Englobamento de partículas dissolvidas que tocam a membrana e provocam sua invaginação. Ocorre em várias células, em especial nas células epiteliais intestinais, especializadas na absorção de nutrientes.

Exocitose: É o mecanismo em que as células liberam secreções, podendo ser entendido como o oposto da endocitose. A exocitose, além de expulsar os resíduos produzidos pela digestão do material no interior dos vacúolos alimentares, também elimina o produto das secreções das organelas celulares, como proteínas, lipídios, etc.


Fonte: Editora Soma, Biologia Hoje - Volume 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário