sexta-feira, 22 de julho de 2016

GEOGRAFIA: Fontes de Energia -( Parte 1 )-

Matriz energética

Consiste em uma representação quantitativa da oferta de energia oferecida por um país ou por sua região.

Carbón = Carvão / Renovables = Renováveis

A análise dessa matriz ajuda a compreender a estrutura econômica de uma nação e a sua dependência em relação à determinada fonte energética. As vantagens ou as desvantagens dessa dependência podem ser identificadas no caso da disponibilidade de uma fonte de energia de baixo custo ou da súbita redução da oferta de outra. O racionamento de energia enfrentado pelo Brasil em 2001, provocado pela escassez de chuvas e pela grande dependência do país em relação à energia hidrelétrica, foi histórico.

FONTES PRIMÁRIAS: 
Podem ser divididas em renováveis e não renováveis. O que determina se uma fonte é renovável ou não é a diferença entre a velocidade com a qual ela é repostas na natureza e a velocidade que é consumida. 

FONTES NÃO-RENOVÁVEIS: São aquelas de origem mineral, com destaque para o petróleo,o carvão mineral, o gás natural, o xisto betuminosos e o urânio. 

FONTES RENOVÁVEIS: Geralmente estão ligadas a ciclos da natureza, os quais podem repor rapidamente as condições para o consumo da energia, o que não significa, é claro, que tais fontes sejam inesgotáveis. Na verdade, elas têm limites. Se tais limites forem respeitados, elas poderão continuar funcionando indefinidamente; mas, se ultrapassarmos tais limites, perdemos essas fontes. Os principais exemplos são a hidráulica (rios e oceanos), a solar, a eólica, a biomassa e a geotérmica.

Fontes Alternativas/Limpas: São aquelas cujo impacto ambiental é reduzidíssimo, ou seja, não poluem nem colaboram para o desmatamento ou qualquer outra forma de prejuízo a ecossistemas terrestres ou aquáticos. Alguns destaques:

  • Energia Solar (pode ser usada por meio do aquecimento da água ou pelas células fotovoltaicas, transformando a luz solar em energia elétrica), Energia Eólica (recomendada para países com ventos constantes e com PIB elevado, devido ao custo da instalação), Energia Geotérmica (utiliza o calor do manto da terra para aquecer a água e gerar energia elétrica), Energia das Ondas (movimento dos oceanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário