CRÔNICA
Trata-se de uma narrativa curta, no cotidiano. A maioria das crônicas narrativas apresenta um só núcleo de ação, um só tempo e um só espaço. São fatos do cotidiano narrados em uma linguagem compatível. São comuns os desvios de norma, tal procedimento procura dar mais veracidade à história (verossimilhança). As crônicas também podem ser dissertativas, vide boa parte das crônicas jornalísticas.
CONTO
O conto é uma narrativa em que há um só conflito, um só drama, uma só ação: unidade de ação. Todos os componentes da história estão concentrados em uma única direção, ao redor de um só drama.
NOVELA
Por oposição ao conto, a novela possui várias células dramáticas, os conflitos se relacionam.
ROMANCE
Na novela, o jogo das ações não é ambíguo, cada gesto guarda um único significado, a estrutura é fechada. No romance, a estrutura é aberta em todas as direções da realidade exterior, enquanto a novela minimiza a diversidade, o romance procura enfatizá-la. Se na novela temos uma sucessividade dramática, no romance há simultaneidade.
FÁBULA
A fábula é uma narrativa breve, as personagens são animais que, na verdade, representam os homens; a finalidade é transmitir uma lição moral. Faz-se uso da personificação.
EPOPEIA
A epopeia é uma narrativa extensa, composta em versos, destacando as ações do herói ou as aventuras de um povo; é o caso de Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisseia, de Homero. A estrutura é dividida em preposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.
Fonte: Sistema de Ensino Poliedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário