O Realismo e o Naturalismo, cujas origens centram-se na França, formam as correntes artísticas mais significativas da segunda metade do século XIX.
As primeiras manifestações de contorno realista datam de 1850 e 1853. O pintor francês Gustave Coubert expôs telas que escandalizaram os parisienses, Enterro em Ornans e As banhistas, 'realistas demais', chocantes porque imitavam a vida. Em 1855, algumas telas de Coubert foram terminantemente recusadas pela Exposição Universal de Paris. Em protesto à recusa, o pintor realizou uma exposição com o título genérico de O Realismo.
Enterro em Ornans - Gustave Coubert |
Na literatura, 1857 é um marco importante: o escritor Gustave Flaubert publica Madame Bovary, símbolo do Realismo na França, e no qual faz uma impiedosa análise de uma mulher burguesa, cuja vida é destruída por sonhos românticos.
As banhistas - Gustave Coubert |
O Realismo-Naturalismo possui um contexto sociopolítico, científico e filosófico bem determinado: insere-se em uma época em que predominam a Ciência, a Razão e o Progresso. Palavras de ordem dessa nova época.
Contexto histórico-cultural
- O Positivismo de Auguste Comte.
- O Evolucionismo de Charles Darwin: Publicação do livro A Origem das Espécies, em 1859.
- O pessimismo do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, que, embora valorize a ciência, acredita que o ser humana é uma criatura mesquinha, destinada ao sofrimento e à dor.
- Os fundamentos socialistas de Marx e Engels começam a ser aceitos como ideias claras de um novo tempo, significando saídas políticas de ímpeto revolucionário e transformador.
As respigadoras - Jean-François Millet |
Todo esse ambiente materialista remete à segunda metade do século XIX, a um tempo de profundas transformações, levando-se em conta os desdobramentos da chamada civilização industrial: as cidade sofrem veloz expansão, aparecem os trabalhadores proletários e a classe dominante substitui, aos poucos, seu ímpeto revolucionário e libertador por impulsos reflexivos, observação, análise, disciplina e sistematização de conceitos.
Os quebradores de pedra - Gustave Coubert |
É dessa forma que as noções de Deus, transcendência, alma, religião - fundamentais para época romântica - são deixadas em segundo plano e substituídas pela empiria (doutrina que admite que o conhecimento provém unicamente da experiência), pelo anticlericalismo contundente e pelas críticas ao Cristianismo, que paralisa as atividades do homem, ou coíbe seu progresso.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO REALISMO
- Denúncia social: para o realista, a arte deveria refletir a sociedade, e a literatura deveria ser ''arma de combate, de reforma e ação social''.
- Objetivismo: preocupação primeira com a verdade, tendo por apoio a análise e a observação.
- Temas contemporâneos: toda a ficção realista tem como fundamento a crítica social (contra o clero, a burguesia e o Capitalismo) e a análise psicológica (caminho difícil para analisar as causas de todas as ações humanas).
- Descritivismo: valoriza o meio e suas influências sobre os indivíduos, e à medida que observa, analisa e documenta, precisa acumular detalhes do mundo físico e psicológico, fazendo a obra literária ganhar vida e aproximar-se da realidade, ser seu espelho.
- Anticlericalismo: criticavam a postura conservadora da Igreja que se ligava ao poder dos Estados monárquicos. Criticavam a hipocrisia moral, o conservadorismo ideológico e seu atrelamento a um poder em crise. Eram, portanto, obstinadamente anticlericais obras como O primo Basílio (Eça de Queirós) e O mulato (Aluísio Azevedo)
- Contenção emocional: os prosadores deste período pretendem uma suposta "posição neutra" diante do relato literário que concretizam. Busca de explicações lógicas, racionais para seus personagens
- Herói ausente: As personagens são geralmente esféricas. Tais personagens surpreendem o leitor ao fim da narrativa. Diferente do Romantismo que possui heróis bondosos, perfeitos e fiéis (íntegros), na prosa realista, as personagens estão mais próximas dos seres humanos: evoluem e têm profundidade psicológica.
Fonte: Sistema de Ensino Poliedro
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