O sistema ferroviário brasileiro começou a ser implantado em 1854, quando o Barão de Mauá inaugurou a primeira ferrovia ligando a Baía de Guanabara a Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Por muitas décadas, a vinculação da produção de café às ferrovias era evidente, principalmente em São Paulo, onde surgiram várias ferrovias para servir à economia cafeeira, em franco desenvolvimento nesse estado no período de 1850 a 1930, que corresponde ao seu período áureo no país.
O transporte ferroviário é o segundo mais barato para médias e longas distâncias, atrás apenas do hidroviário. As ferrovias reduzem significativamente, o custo do frete, o que, em alguns setores, pode ser decisivo, pois os produtos se tornam mais competitivos. No caso do minério de ferro, o custo do transporte chega a quase metade do preço do produto.
TRANSPORTE AQUÁTICO:
Esse model é compreendido pelos transportes hidroviários, aquaviário ou aquático. Utiliza como vias de passagem os mares abertos, os mares fechados, os lagos e os rios para o deslocamento de cargas e passageiros. É o mais utilizado para transportar grandes quantidades de mercadorias a longas distâncias, por isso, é fundamental para as relações comerciais entre continentes. Os portos constituem as ''portas'' de comunicação entre os continentes e o restante do mundo, pois é através deles que se efetua a maior parte das relações estabelecidas no comércio internacional.
Canal do Panamá |
Esse meio apresenta algumas desvantagens devido à sua lentidão e à necessidade de integração (mudança das mercadorias para outros meios de transporte que as conduzam aos lugares de destino). A navegação dos rios, por exemplo, é muito dependente das condições físicas: existências de regiões mais ou menos planas, débito do rio (quantidade de água que passa um determinado local do rio em dado momento) e extensão dos rios.
Rota das Grandes Navegações |
O transporte marítimo de passageiros teve um papel determinante nas viagens intercontinentais do passado. Esse modal detém, atualmente, uma reduzida importância, uma vez que foi substituído principalmente pelo transporte aéreo, mais cômodo e mais rápido.
Principais rotas comerciais modernas |
Apesar do Brasil reunir as características físicas naturais e de representar um baixo custo, esse meio de transporte é responsável por apenas um pequeno percentual do total de carga transportada no país. Além disso, o sistema marítimo brasileiro que possui grande potencial para desenvolvimento, constitui um dos gargalos de nossa economia. São muitos problemas que dificultam o desenvolvimento da marinha mercante, entre os quais:
- embarcações velhas, em média com mais de 40 anos de uso;
- ineficiência e deficiências das instalações portuárias;
- problemas tarifários, grande burocracia;
- desorganização administrativa.
Engarrafamento de navios cargueiros em cais brasileiros |
Dentre os países dos BRICS, o Brasil é aquele que possui o pior índice em qualidade de portos e ferrovias |
Análise do modal aquaviário:
Fonte: Sistema de Ensino Bernoulli
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