quinta-feira, 9 de junho de 2016

GEOGRAFIA: Noções de Climatologia -( Parte 1 )-

Para estudarmos os climas do Brasil e do mundo, é necessário, primeiramente, entender o que vem a ser o clima de um lugar. Para cumprir essa tarefa, costuma-se diferenciar o conceito de clima e do tempo, pois, ambos apesar de diferentes, são complementares.

Tempo é o estado geral da atmosfera em um determinado instante. Ex: chuvoso, nublado, ensolarado, entre outros.
 
Clima é a condição predominante de temperatura e umidade. Ex: tropical, semiárido, equatorial, entre outros.

A ATMOSFERA

Podemos definir "atmosfera" como a camada gasosa que envolve nosso planeta; acompanha-o em todos os seus movimentos e possui algumas funções:
  • Filtro: 2/3 dos raios solares são barrados por essa espessa camada gasosa, evitando assim, que os raios nocivos à vida terrestre cheguem à superfície.
  • Proteção: protege a Terra da incidência de corpos estranhos ao ambiente terrestre. Ex: fragmentos de astros.
  • Temperatura: conserva o calor emitido pela Terra durante o dia, à noite, evitando rápido esfriamento. 
Composição química da atmosfera:

Até a altitude de 25 km, a composição química da atmosfera apresenta:

Nitrogênio        78% 
Oxigênio           21%
Outros gases     1%   

Até 22 km, o oxigênio, gás fundamental à vida na Terra, apresenta-se percentualmente constante. A partir dessa altitude, até 80 km, há uma diminuição gradativa. 

A atmosfera e suas camadas:
  • Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. A partir do aquecimento dessa camada, podem ocorrer correntes de convecção que se formam devido às condições de temperaturas e de densidades diferentes.
  • Estratosfera - É nessa camada que encontraremos o ozônio que apresenta concentração a, aproximadamente, 22 km acima da superfície terrestre, filtrando os raios ultravioleta oriundos do Sol e, consequentemente, provoca um aumento de temperatura na parte superior desta camada.
  • Mesosfera - Temperaturas abaixo de 100 ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
  • Termosfera - É  a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol.
  • Ionosfera - É composta por gases invisíveis, sendo que durante o dia ela chega a 50 km da superfície do planeta, contudo, durante à noite, sem a presença do Sol, ela fica a 500 km da superfície. Esta camada influencia diretamente nas ondas de rádio AM (amplitude modulada).
  • Exosfera - O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás ''escapam'' constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

Fontes: Editora Soma, Sistema de Ensino Poliedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário