terça-feira, 7 de junho de 2016

BIOLOGIA: Grandes Reinos - FUNGI

O reino dos fungos é o segundo maior grupo dos seres vivos, suplantado apenas pelos insetos. O maior organismo na Terra, hoje, é um fungo decompositor de raízes que ocupa 600 hectares de floresta de Mount Adams, no Estado de Washington.

Características gerais dos fungos:

  • Eucariontes (possuem envoltório nuclear)
  • Heterótrofos 
  • Aclorofilados (não realizam fotossíntese ou quimiossíntese)
  • Podem ser unicelulares (leveduras) ou pluricelulares (cogumelos, orelha-de-pau)
  • Muitos se comportam como parasitas.
  • Alguns atuam como decompositores (reciclagem da matéria orgânica)

As células dos fungos têm reserva energética constituída por glicogênio, e sua parede celular é composta por quitina (polissacarídeo nitrogenado também presente no exoesqueleto de artrópodes). 

Os fungos realizam digestão extracorpórea, desprendendo enzimas digestivas para o ambiente, onde é realizada a digestão do alimento. Os produtos da digestão são absorvidos e empregados em seu metabolismo.


HIFAS:

As hifas são estruturas típicas dos fungos pluricelulares, com o aspecto de longos filamentos tubulares. Elas crescem juntas e emaranhadas, constituindo uma massa de filamentos denominada micélio. 

Nos fungos, o micélio pode ficar escondido abaixo da superfície do substrato (nutriente, solo, entre outros), formando um micélio extenso, ou pode aparecer na superfície, caso em que as hifas formam estruturas complexas, denominadas corpos de frutificação, como ocorre nos cogumelos e nas orelhas-de-pau.

ESPOROS:

Os fungos normalmente se reproduzem por esporos, que são células reprodutivas capazes de desenvolver-se em um indivíduo adulto sem que ocorra fusão com outra célula. Os esporos podem ser mitóticos ou meióticos. esse últimos são considerados sexuados, pois, na sua formação, ocorre meiose, com recombinação gênica (fusão de hifas).

Classificação dos fungos:

Zigomicetos: (não formam corpo de frutificação)

Principais representantes:
Rhizopus - Desenvolvem-se sobre pães, bolos e biscoitos envelhecidos, frutas, flores e sementes, causando podridão mole.
Glomus - Associam-se com raízes dos vegetais (micorrizas) - mutualismo

Processo de reprodução assexuada dos zigomicetos


Ascomicetos: (formam corpo de frutificação) - São economicamente importantes, pois estragam nossos alimentos, atacam as frutas, muitos são comestíveis e outros utilizados na fermentação de bebidas.

Principais representantes:
Penincilium notatum - obtenção do antibiótico penincilina. Foi descoberto por Alexander Fleming em 1929, causa o bolor verde da laranja.
Sacharomyces cerevisae - lêvedo ou levedura. Utilizado na fermentação dos pães como fermento biológico, na indústria de bebidas alcoólicas.
Tuber - trufa.

Trufas
Penicillium
Basidiomicetos: (formam corpo de frutificação) - Suas estruturas são conhecidas como chapéu-de-sapo ou guarda-chuva. Formam esporos.
Orelha-de-pau

Principais representantes: (Cogumelos, orelhas-de-pau)
Amanita phalloides - Extremamente venenoso
Agaricus campestris - Comestível, conhecido como champingnon
Polyporus - Orelha-de-pau: decompositor de cercas
Lentinula - Shiitake (comestível)
 
Shiitake
Amanita
  










Deuteromicetos: São os fungos que não foram classificados em nenhuma das classes existentes. É uma área de espera para as espécies cuja posição taxonômica ainda está para ser resolvida. Atualmente, cerca de 15 mil espécies estão nesta classe. São encontradas nos mais variados ambientes, existindo espécies parasitas, e decompositoras.

Principais representantes:
Candida albicans - causador da candidíase ou sapinho, micose de mucosas (boca, vagina). A infecção pela cândida é muito comum quando há uma diminuição da imunidade como em mulheres grávidas e em recém-nascidos portadores do vírus HIV-AIDS. Seus esporos, quando inalados, podem atingir os pulmões, causando lesões graves.

Dermatrófitos - causadores da micose, pé-de-atleta.

Trichoderma - é comum nos solos. produz enzimas que degradam a celulose e é utilizado pelas indústrias de confecções para dar aos jeans stone-washed o aspecto de lavado; as mesmas são adicionadas aos detergentes para ajudar na remoção de manchas.

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS

Indústria alimentícia: Vários tipos de cogumelos ricos em vitaminas do complexo B, sais minerais e proteínas, queijos Roquefort, Gorgonzola, fermentação de pães, produção de glicerina, vitamina C, amilases.

Indústria farmacêutica: Obtenção de inúmeras drogas alucinógenas, alergênicas e antibióticos.

Indústria de bebidas alcoólicas: Leveduras são utilizadas na fabricação de cervejas, vinhos, aguardentes.

Decompositores: Os compostos de nitrogênio e de carbono, além de outros que que eles liberam a partir de organismos mortos, contribuem significativamente para a reciclagem de substâncias nos ecossistemas.

Mutualísticos: Realizam relações de mutualismo com certas algas para a formação dos liquens e se associam com as raízes de várias plantas - as micorrizas. Os fungos, através da decomposição, aumentam o teor de nutrientes inorgânicos  no solo para os vegetais e, em contrapartida, as plantas lhe fornecem matéria orgânica.

Patogenicidade: Provocam várias doenças nos seres humanos, como a candidíase ou sapinho, frieiras, entre outros (relevantes para estudo de nível superior). Nas plantas, as verrugas em batatas; ferrugem do café, carvão do milho, esporão do centeio.
Carvão do milho
Ferrugem do café 
          
Esporão do centeio

Micoses superficiais > atingem apenas os tecidos queratinizados da pele, os cabelos e as unhas.

Micoses subcutâneas> afetam as camadas da pela abaixo do tecido queratinizado, podendo se disseminar para os vasos linfáticos.

Micoses sistêmicas > afetam os órgãos internos, causando lesões significativas.



Fontes: Editora Soma, Sistema de Ensino Poliedro, Sistema de Ensino Bernoulli

Nenhum comentário:

Postar um comentário