domingo, 26 de junho de 2016

SOCIOLOGIA #2 - AUGUSTE COMTE

Comte nasceu em Montepellier em 1798. Viveu sua infância na França (então dominada por Napoleão Bonaparte) e assistiu à entrada de seu país na era da industrialização. Foi o primeiro nome da Sociologia Clássica, definindo uma metodologia de investigação para os fenômenos sociais. À ciência que denominamos Sociologia, Comte chamou de Física Social. Entre 1830 e 1842, publicou sua primeira grande obra, Curso de filosofia positiva.

Comte inaugurou a corrente Positivista (positivo: o que é seguro e posto, estabelecido ou reconhecido como um fato. Realidade efetiva. Aquilo que pode ser provado por meio da ciência). Certo e seguro seria o estudo baseado nos rigores científicos e no poder absoluto do que se entendia por razão, em detrimento das explicações teológicas e sobrenaturais da realidade, características da escola literária Romantismo.

Com a inauguração da Revolução Industrial no século XVIII, ciência e técnica aliaram-se, trazendo a concepção cientificista (ciência como único conhecimento admissível). Dentro desse contexto, Auguste Comte formulou a teses de que o espírito humano teria três processos históricos diferentes: o teológico, o metafísico e, finalmente, o positivo

No teológico, as explicações viriam a partir do sobrenatural (religião); no metafísico, viriam das ideias e reflexões abstratas que procuravam explicar a origem da vida e do universo em si (filósofos); no positivo, graças à maturidade espiritual humana, as respostas seriam obtidas única e exclusivamente pelas ciências, ou seja, pela razão. Dentro do racionalismo privilegiado pelos positivistas, a ciência seria o único conhecimento possível e seu método, o único válido para entender todas as atividades humanas. De acordo com essa ideia, Comte procurou explicar as relações sociais tomando os modelos da biologia (a sociedade como um organismo coletivo).


Obviamente, a contribuição de Comte para o desenvolvimento da "ciência tecnológica" é notável, mesmo tendo sido criticado pela perspectiva meramente objetiva desse pensamento, excluindo, por conseguinte, todas as manifestações subjetivas. É notória sua influência naquele que é considerado o primeiro pensador sociológico, por excelência, Émile Durkeim. Destaque-se, ainda, no pensamento de Augusto Comte:

  • Concepção do termo "Sociologia" como análise objetiva dos acontecimentos sob ponto de vista "positivo", ou seja, submisso às leis naturais.
  • Ênfase na ORDEM  e no PROGRESSO como fundamentos de uma sociedade necessariamente positiva.
  • Abandono do pensamento metafísico-religioso e adotou a perspectiva do que denominou "religião positiva", fundada nos ideias científicos e no próprio rigor científicos.
  • Defesa das instâncias científicas em todas as modalidades de pensamento humano, a fim de garantir um resultado claro e confiável, sem as interferências da perspectiva subjetiva.


CURIOSIDADE: O lema da bandeira brasileira foi inspirado na fórmula positiva: "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but'' (O amor como princípio e a ordem como base; o pregresso como meta).



Fonte: Sistema de Ensino Poliedro, Editora Soma, Canal Sistema de Ensino Poliedro.

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